Os Quadros da Bicicleta: Estilo
- Pedal Inicial
- 28 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2020
Continuando nossa análise sobre Quadros de Bike.
O estilo da bike deriva do seu tipo. É como se fosse um ajuste fino onde você prioriza mais uma proposta ou outra dentro daquela categoria. De forma simples, é o desenho que um quadro tem.
É aqui que a palavra geometria é muito utilizada. Ela é o resultado da relação entre os tubos, que formam ângulos diferentes. Conforme pequenos ajustes no comprimento, espessura, ângulo, etc, é possível a bicicleta mais ou menos confortável, com mais ou menos desempenho. Esse ponto é interessante pois quando você altera alguma variável, você afetará também as demais. Por isso que é tão difícil ter uma bicicleta muito confortável e ao mesmo tempo muito rápida, pois para ser confortável ela não pode ser muito rígida o que a acaba tornando menos responsiva e portanto menos rápida, em um exemplo simples.
Na definição do quadro existem muitos nomes e medidas utilizadas, mas que em um primeiro momento vão mais atrapalhar que ajudar, por isso aqui só falaremos das 4 que julgo mais importantes: altura, alcance, comprimento da traseira e ângulo da caixa de direção. Existe também um 5°, que é o entre eixos, mas como ele é resultado dessas medidas não iremos falar, já que ele está diretamente ligado aos demais.

ALTURA
A altura (stack) é a distância vertical entre o movimento central e a caixa de direção. Para achar trace duas linhas retas imaginárias, uma partindo do movimento central e indo para cima em direção ao tubo superior, e uma segunda partindo da caixa de direção e indo em direção ao tubo do selim. O ponto de encontro das duas linhas será seu ponto de medida. Quanto maior a altura, mais confortável será a bike, porém menos responsiva será, ou seja, será menos rápida. Exemplo: levando em consideração duas bike de speed do mesmo tamanho, a com altura de 585 mm será mais confortável que uma com altura de 565 mm, porém menos rápida.
ALCANCE
O alcance (reach) é a distância horizontal entre o movimento central e a caixa de direção. Para achar trace duas linhas retas imaginárias, uma partindo do movimento central e indo para cima em direção ao tubo superior, e uma segunda partindo da caixa de direção e indo em direção ao tubo do selim. O ponto de encontro das duas linhas será seu ponto de medida. Quanto menor o alcance mais confortável será a bike, porém menos estável e mais agressiva. Exemplo: levando em consideração duas bike de speed do mesmo tamanho, a com alcance de 365 mm será mais confortável que uma com alcance de 385 mm, porém menos estável.
COMPRIMENTO DA TRASEIRA
O comprimento da traseira (chainstay length) é a distância entre o movimento central e o ponto de fixação da roda traseira (gancheira). Para achar, meça a distância entre eles de forma paralela ao chão e não medindo o comprimento do tubo em si.
É o principal ponto que influencia na resposta de aceleração da bike. Quanto maior essa medida, mais confortável será a bike, porém menos aceleração e tração ela terá, resultando em menor desempenho. Exemplo: levando em consideração duas bike de speed do mesmo tamanho, a com comprimento de 420 mm será mais confortável que uma com altura de 400 mm, porém menos rápida.
ÂNGULO DA CAIXA DE DIREÇÃO
O ângulo da caixa de direção (head tube angle) é o ângulo formado entre o garfo (quando for colocado) e a linha entre os eixos da bike. Para achar trace uma linha entre os eixos da bike e veja quantos graus se formam em relação ao garfo.
É o principal ponto que influencia na resposta de mudança de direção da bike. Quanto menor for essa medida (caixa mais aberta), mais confortável será a bike, porém menos responsiva e rápida. Exemplo: levando em consideração duas bike de speed do mesmo tamanho, a com ângulo de 68° graus será mais confortável que uma com ângulo de 72° graus, porém menos responsiva.
Resumindo, em geral bikes menores são mais ágeis, rápidas e ariscas, e portanto mais indicadas para quem já está iniciado no ciclismo. Do mesmo modo, bikes maiores são mais confortáveis, previsíveis e seguras, e portanto mais indicadas para quem está iniciando no ciclismo.
***
Comments