top of page

Os Quadros da Bicicleta

  • Foto do escritor: Pedal Inicial
    Pedal Inicial
  • 28 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Que a bicicleta é formada por diversas partes, peças e componentes todos sabem, mas você sabia que o quadro é a parte mais importante de todas? Ele é a parte central da bike, como se fosse o chassis do carro ou o esqueleto humano, onde a maioria dos componentes vai preso. Todo o restante da bike é pensado em função dele. Por isso, se você não escolher um quadro adequado para você e seu uso, sua pedalada pode ser bem prejudicada, não tendo conforto, desempenho ou até ocasionando em lesões.

Como e onde a bicicleta será utilizada são as perguntas mais importantes a se fazer, pois o quadro é projetado e fabricado pensando nessas respostas. Ela servirá para lazer, competição, para carregar peso, para locomoção...? Será utilizada na terra, no asfalto, na praia, na neve ...? Com essas respostas a chance de errar na compra fica muito menor.

FORMATOS DE QUADRO Um ponto que interfere diretamente em todas as variáveis do quadro é a sua forma. A mais tradicional é o formato “diamante”, já utilizado há muito tempo, composto por dois triângulos (o dianteiro e o traseiro). Ele é tão consolidado pois é eficiente, cumprindo bem seu papel de deixar a bike segura, rígida e responsiva. Há também, porém, formatos de “>” ou “T invertido”. Esses, em geral, não são tão rígidos ou são muito caros, pois demandam muito estudo e materiais mais tecnológicos para compensar a falta de rigidez.

O quadro pode ter diversas variações e especificações técnicas diferentes como, espessura dos tubos, comprimento dos tubos, desenho dos tubos, ângulos de abertura e fechamento entre os tubos mas o objetivo aqui não é entrar em detalhe sobre cada um deles e sim mostrar as principais variáveis que derivam do projeto do quadro e assim te ajudar a entender qual é o mais adequado para você. Vale lembrar também que o garfo, parte da bike onde vai presa a roda dianteira, não faz parte do quadro.

O tipo de quadro varia conforme a proposta de bicicleta que você for escolher. Nós fizemos um artigo bem legal e detalhado sobre os tipos e subtipos de bikes que podem existir, por isso não detalharemos aqui, mas se quiser saber mais olhe nesse link e descubra as variações que as Mountain Bikes, Road Bikes e BMX podem ter!

Entre as principais variáveis do quadro podemos citar: tamanho, estilo e material (clique nos links para saber mais).

Comments


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2019 by Pedal Inicial

bottom of page