Mountain Bike (MTB) ou Bicicleta de Fora de Estrada
- Pedal Inicial
- 5 de fev. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2020
As Mountain Bikes, ou Bicicletas de Fora de Estrada, são conhecidas por terem pneu com cravos, suspensão e aguentar tudo. Sua construção é feita para aguentar trancos, pulos, torções, quedas em terrenos acidentados com terra, poeira, pedra, buracos, árvores e o que mais você desejar, mas também coloca o ciclista em uma posição mais confortável e levantada que as bikes de estrada — até porque é imprescindível o ciclista poder se movimentar em cima dela para ajudar a absorver os impactos do terreno.
Até pouco tempo atrás o mais comum era elas virem com rodas de 26 polegadas mas atualmente quase todas as novas passaram a utilizar rodas de 29” ou até 27.5”, para acompanhar as bikes de estrada já que o tamanho das rodas 700 de estrada seriam equivalentes aos de 29” para as MTBs.
Essas são as bikes mais difundidas no mercado, pois permitem ser utilizadas em qualquer lugar, diferentemente das Speeds ou BMXs.
As Mountain Bikes se dividem em 4 subgrupos: Trilha, Montanha, Urbana e Fat.
Trilha ou Cross Country (XC, XCO ou XCM) ou Sport
No primeiro grupo, de Trilha ou Cross Country (XC, XCO ou XCM) ou até Sport, as bikes têm suspensão na frente (“Hardtail”) e as vezes atrás também (“Full Suspension”), com cursos em torno de 100 mm, quadros com desenhos menos aerodinâmicos que as bikes de estrada e com guidão sempre “flat bar” (reto) ou “rise bar” (com um leve desnível no centro onde encaixa a mesa) — mais largos para dar mais apoio e possibilidade de amortecimento dos impactos com o braço do ciclista.

Dentro das MTBs são as que fazem tudo bem: passam em buracos, sobem, fazem curvas e pulam. São as bikes mais versáteis que existem, pois permitem que você faça tudo em qualquer tipo de terreno dentro ou fora do asfalto (lógico que no asfalto ela não renderá tão bem quanto uma Road). Por isso que costuma ser a opção escolhida por muita gente como a primeira ou única bike.
Montanha ou Descida de Montanha ou Down Hill (DH)
Em uma primeira olhada rápida você pode pensar que é uma bike de trilha estranha, mas ao parar para olhar melhor você verá que tem diferenças. Como o nome já diz, é uma bike construída para descer montanhas rapidamente e realizar grandes saltos, ou seja, ela precisa ser muito estável e aguentar muito impacto, por isso seu quadro e entre eixos são um pouco maiores que as bikes de trilha. Além disso, todas são “Full Suspension” (com suspensão na frente e atrás), com cursos grandes em torno de 150 mm ou mais e grandes freios para conseguir frear as bikes com segurança quando for preciso (já que muitas vezes descem a mais de 60 km/h em caminhos estreitos e perigosos).

De todas as bikes de MTB são as mais pesadas, já que o peso também ajuda a dar estabilidade nas descidas, mas que cobra o preço nas subidas, sendo bem ruim para subir montanhas. É uma bike pouco presente nas lojas pois sua demanda é muito especifica e por isso a sua procura é menor. Visando justamente tornar a bike mais versátil, recentemente foi criada uma variação dela chamada de Enduro que mistura as características de uma bike de Cross Country com uma de Down Hill, deixando a bike um pouco pior para descer montanhas mas muito melhor para subir montanhas (evitando ter que empurrar a bike ladeira acima).

Urbanas ou Commuter ou Hibrida ou Fitness ou Passeio
As Urbanas ou Commuter ou Hibrida ou Fitness ou Passeio (haja nome e variação nesse caso...) são bikes que normalmente vieram do mountain bike (as vezes de speed também), mas que tem como objetivo andar em cidades ou vias pavimentadas. Elas até aguentam uma estrada de terra batida ou arreia dura da praia, mas com uso leve.

São as bikes mais confortáveis de todos os tipos existentes, podendo vir com suspensão dianteira (mas geralmente com cursos menores, em torno de 50 mm), quase sempre vêm com marchas e com componentes tanto de bikes de MTB quanto de Speed. Para um uso urbano, seja para deslocamento ou exercício, costumam ser o mais indicado, pois são bikes ágeis que não demandam muita técnica ou experiência do ciclista.
Fat ou Gordas
São uma invenção mais recente, que veio das bikes de trilha adaptadas para rodar com pneus mais largos, podendo assim andar com mais facilidade em terrenos bem instáveis como areia fofa e neve (isso mesmo, neve, você não leu errado!). Para poder acomodar os pneus mais largos, que podem chegar a 4 polegadas de largura (como referência uma MTB “padrão” tem pneus em torno de 2 polegadas), as bikes têm o garfo e o triangulo traseiro mais largos e as rodas também têm aros mais largos.

Essas bikes também costumam ter relação de marchas mais reduzida (leve) para poder gerar torque suficiente nesses terrenos instáveis e por isso não são bikes rápidas.
Comments