top of page

Modalidades alternativas de ciclismo indoor

  • Foto do escritor: Pedal Inicial
    Pedal Inicial
  • 8 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2020

Qual a primeira coisa que vem à cabeça quando você pensa em Basileia? Talvez o tratado de basileia (do mercado financeiro). Mas e se eu falasse: ciclismo indoor? Em dezembro teve uma etapa do mundial de ciclismo em Basileia, na Suíça, de modalidades indoor menos conhecidas como Artistic Cycling e Cycle Ball.


O Artistic Cycling, ou ciclismo artístico, é como se fosse uma ginástica rítmica ou patinação artística onde os atletas tem que executar movimentos em cima da bike recebendo pontos por eles (no final ganha quem tiver mais pontos). Ele pode ser realizado tanto individualmente como em equipes.

Mulheres competindo em ciclismo artístico
Atletas da equipe feminina alemã de ciclismo artístico

O Cycle Ball, ou Ciclo Bola em tradução livre, é como se fosse um futebol com bicicleta ou Bike Polo sem o taco (mais conhecida no Brasil). Nele, dois times compostos por duas pessoas cada, sendo um "goleiro" e um jogador de linha, disputam a bola para fazer gols no adversário. Tanto a quadra como o gol são um pouco menores que meia quadra/gol de futebol de salão.

Homens competindo em ciclo bola
Atletas das equipes masculinas francesa e austríaca de ciclo bola

Vale a pena procurar vídeos das duas modalidades, pois são bem legais, sem falar nas bikes que são uma mistura de bike de velódromo com urbana singlespeed.


As “magrelas” das duas modalidades são bem parecidas, com pequenas diferenças entre elas. Ambas bikes são projetadas para serem curtas, agéis, estáveis e simples. A primeira impressão que se tem ao olhar é que encolheram uma bike urbana, pois a distância entre eixos e o quadro é menores que uma bike normal, sendo que o triangulo traseiro é bem curto e o ângulo da caixa de direção com o garfo é quase reto. Elas também não têm nenhum freio e o tamanho da coroa e pinhão é o mesmo ou muito similar, sendo sempre pinhão fixo.


As diferenças das duas bikes se dão principalmente por dois fatores: guidão e selim. No caso do guidão, o da Artistic Cycling é quase um guidão “drop bar” de bike de estrada montado para cima. Enquanto o da Cycle Ball é um guidão customizado bem alto e reto, lembrando um suporte de transporte de bike para carro (daqueles quem vai amarrado no porta malas). Para o selim, na de Artistic Cycling ele é grande e para cima como em uma bike normal. Já na de Cycle Ball, ele é para trás (como se fosse uma continuação do “top tube” do triangulo dianteiro do quadro) e menor.


Agora a reflexão de tudo isso: se já é difícil fazer ginástica rítmica e jogar futebol em nível profissional, imagina fazer tudo isso em cima de uma bicicleta? Haja treino.


Fotos: @uci_cycling @leozhukovphoto


Comments


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2019 by Pedal Inicial

bottom of page