Bikes elétricas e suas variações
- Pedal Inicial
- 15 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2020
O que é uma bike elétrica?
Como muitas das invenções que existem hoje no mundo, é comum não existir um consenso quanto ao primeiro criador delas — e no caso das bicicletas não é diferente.
Alguns consideram que Leonardo Da Vinci, em 1490, fez o primeiro desenho de uma em madeira e sem pedais. Já outros, consideram que a bicicleta como hoje conhecemos é de 1875, com a criação da primeira fábrica em série de bikes na frança, a Michaux and Company, que fazia bike com quadro de ferro e pedais como conhecemos hoje. E no caso das bikes elétricas?
Muitos pensam que as bikes elétricas são invenções recentes mas também não são. Assim como a bike em si, as e-bikes são do final do século 19! A primeira patente de um sistema elétrico para bike é de 1895, nos EUA, para Ogden Bolton Jr, onde o motor era no cubo da roda traseira, movido à pilha, com potência de 100 ampères e bateria de 10 volts, e sem pedais.
Antes da pergunta do “milhão”, mais uma informação: pelo dicionário, dentre outras características, a bicicleta é um veículo com pedal e movido por propulsão do próprio usuário. Pela classificação fiscal ela também é um veículo sem motor.
Essa é uma bike elétrica?

Agora me diga: O que é esse veículo da foto? É uma bike ou uma moto? Assim como diversas outras empresas do mercado, a Harley Davidson (que está desenvolvendo o modelo), a considera como uma bike elétrica.
Ao se olhar pela primeira vez a impressão é de que a e-bike é uma motocross de baixa cilindrada, tanto que ela não tem pedais, apenas pequenas pedaleiras para apoiar os pés, e seu desenho de quadro e carroceria imitam muito bem o de uma moto. Além disso, o conjunto da bateria e movimento central também imitam muito bem um motor à combustão tradicional, com duas conexões de energia que imitam velas. A parte de suspensão traseira e garfo dianteiro também cumprem um papel muito bom na sua camuflagem de moto.
Independente de ser uma bike ou uma moto elétrica, ela é linda. As informações disponíveis ainda são muito poucas, pois se trata de um modelo conceito em desenvolvimento mas esperamos que ela realmente venha para o mercado (algumas informações não oficiais dizem que pode ser já em 2020). Como a história mostra, o que importa é ser uma bicicleta, seja ela com ou sem pedal.
Qual é a sua opinião, é uma bicicleta ou uma motocicleta? As bicicletas da Harley Davidson
Esse modelo também é um bom exemplo da tendência atual de eletrificação de todo o tipo de veículo, inclusive de marcas buscando entrar em mercados que tradicionalmente não são seus. Desde 2018 a Harley Davidson já vem desenvolvendo uma moto elétrica e, mais recentemente, vem focando em uma linha de scooters e bikes elétricas (quem diria! uma marca que originalmente fazia motos barulhentas e gastonas de combustível fóssil).
A Harley teve uma sacada ótima de mercado e de timing, aproveitando a tendência elétrica que ainda é fraca para as motos (mas já muito forte dentre os carros) e seu conhecimento em motos (que tem similaridade em vários aspectos com bicicletas) para sair na frente em novos mercados para sua marca. Além disso, ela é uma das primeiras marcas (se não for a primeira) não fabricante de bicicletas a desenvolver desde o “zero” um projeto de bike. Já que as demais marcas até agora chegaram a fazer parcerias com empresas que já produziam bikes para colocar seu nome mas nunca produzindo os modelos por conta própria.
Além desse modelo de “e-bike-cross”, a Harley Davidson também está desenvolvendo uma linha de e-bikes mais urbanas com 3 modelos — essas sim já em fase final de acertos e previstos para começarem a ser vendidos em 2020. As bikes estão previstas para vir com motores elétricos que suportam velocidades máximas assistidas ente 25 km/h e 45 km/h, freios a disco hidráulicos, acionamento da roda por correia dentada (não corrente), lanternas dianteiras e traseiras embutidas no quadro e o grande diferencial dela: uma transmissão de trocas de marcha automática Enviolo.

A transmissão de trocas de marcha automática Enviolo é um sistema onde você define a cadência de pedalada desejada e o sistema faz as trocas de marcha automaticamente para se manter nela sempre, ou seja, você pedalará no mesmo ritmo no plano e na subida. Se preferir, você também pode desativar a troca automática e fazer as trocas manualmente.
Esses fatores todos unidos farão com que a bike fique posicionada em um segmento bem premium dentre as e-bike, com preço previsto entre US$ 2.500 e US$ 5.000 (algo ente R$ 10 mil e R$ 20 mil). Além disso as bikes só estão previstas para serem vendidas na Europa e Estados Unidos.
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