No universo do ciclismo existem 3 grandes grupos: Estrada, Fora de Estrada e BMX. As de estrada são as famosas bikes de pneu “fino”. Todas dessa categoria tem um pneu super estreito, da largura de um dedo da mão ou menor (menos de 3 cm as vezes). Essas bikes são feitas para serem ágeis, rápidas e leves, por isso são as que dão mais velocidade ao ciclista, o que muitas vezes resulta em ciclísticas de pilotagem mais agressivas e desconfortáveis para quem não está acostumado.
Foram originalmente feitas para serem utilizadas em asfalto ou pisos com algum revestimento mais uniforme (apesar de existirem exceções para uso em paralelepípedos e similares como em algumas provas), por isso costumam ter pneus lisos, sem cravos e ranhuras. Quase sempre vem equipadas com rodas 700, que faz referência ao diâmetro externo da roda com pneu em milímetros. Aqui vale uma curiosidade: as rodas 700C, que são as mais comuns no mercado, na verdade devem utilizar pneus com 622 mm de diâmetro interno, que é o diâmetro interno da roda 700, olha a pegadinha!
As bikes de Estrada se dividem em 4 subgrupos: Estrada, Contra Relógio, Pista e Fixa.
Estrada ou Road ou Speed
No primeiro grupo, de Estrada ou Road ou Speed, entram as mais conhecidas. Quando se fala speed vem à cabeça as bikes com guidão no estilo “drop bar”, que são os guidões curvos e caídos. Essas são os modelos mais utilizados nas grandes voltas de ciclismo de estrada pelo mundo (Tour de France, Giro d'Italia, Vuelta de España e afins). São bikes que chegam a pesar menos de 7 kg e a atingir velocidades superiores a 70 km/h, mas que ainda permitem fazer curvas e subidas com facilidade. Seus trocadores de marcha ficam embutidos um uma única peça junto com o freio chamado STI (Shimano Total Integration), peça que lembra uma letra T”.
Aqui vale um adendo, atualmente estão crescendo muito as chamadas Gravel ou Ciclocross, que são bikes de estrada feitas para rodar na terra ou cascalho (gravel em inglês), com adaptações de quadro, componentes e pneus para aguentar um fora de estrada leve.
Contra Relógio ou Time Trial (TT)
No segundo grupo, de Contra Relógio ou Time Trial (TT), estão as bikes com desenho mais aerodinâmico e aparência mais “achatada” do quadro para quebrar a resistência do vento mais facilmente. Estas bikes frequentemente tem um “clip” de guidão para prolonga-lo, e deixar o ciclista ainda mais deitado sob a bike (ficando ainda mais aerodinâmico). Também possui rodas de aro mais alto ou até rodas fechadas para otimizar ainda mais a aerodinâmica da bike.
São bicicletas rápidas e leves, mas não são tão agéis quanto as de Estrada por isso não fazem curvas e subidas tão bem. Por isso também são muito utilizadas em etapas especificas das grandes voltas ou em triátlons. Assim como as de estrada, podem custar mais de R$ 70.000.
Pista ou Track ou Velódromo
No terceiro grupo, de Pista ou Track ou Velódromo, estão as bicicletas que lembram muito as bikes de estrada “depenadas”, ou seja, sem os principais componentes como conjunto de câmbio e freios. São de marcha única (ou “single speed” em inglês) e colocam o ciclista em posição paralela ou até negativa em relação ao piso. Como o nome já diz, são bikes feitas para serem utilizadas em pistas fechadas.
Esse tipo de bicicleta é pouco comercializado em lojas e pouco visto na rua mas influencia muito as bikes fixas. Uma curiosidade: por mais estranho que pareça, essas bikes são leves também, mas em geral não tão leves quanto as de Estrada ou Contra Relógio, pois não precisam ser. Por rodarem em velódromos, que têm pista inclinada, o peso acaba ajudando a ficar grudado no piso, a fazer curvas e até a manter a velocidade depois do esforço inicial de tira-la da imobilidade.
Fixas ou Single Speed
No quarto grupo, das Fixas ou Single Speed, temos bikes que são uma mistura de Estrada com Pista e com Mountain Bike (que falamos aqui). Elas são muito personalizadas conforme a marca e o seu dono, e sua concepção vem das famosas “messenger bikes”, ou bicicletas de recados americanas que fazem serviços de pequenas entregas nas grandes cidades.
Normalmente são misturados componentes de diversos tipos de bicicletas, misturando rodas, guidão, quadro e garfo de bikes de estrada, pista e até mountain bike (no caso da MTB são usados normalmente o quadro ou rodas, por serem mais resistentes e aguentarem buracos no asfalto e subidas de calçada). Essa bike é muito atrelada à contracultura e muitas vezes não têm freios, apenas o “freio” contra pedal do próprio pinhão do cubo da roda.
Aqui também vale um adendo que apesar de comumente ser considerada igual Fixa e Single Speed são características diferentes. Toda fixa é single speed, mas nem toda single speed é fixa. O “Single Speed” se refere a marcha única, quando a bike não tem marchas para serem trocadas. Já a bike fixa é aquela que quando você para de pedalar, ela continua movendo os pedais. Saiba também sobre Fora de Estrada e BMX. Se você ainda precisa de ajuda ou ficou com alguma duvida entre em contato conosco que lhe ajudamos a definir o melhor para você: contato@pedalinicial.com.br
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