Bicicleta BMX ou Bicycle Moto Cross
- Pedal Inicial
- 5 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2020
No universo do ciclismo existem 3 grandes grupos: Estrada, Fora de Estrada e BMX
As BMX ou Bicycle Moto Cross são as menos conhecidas, mas que provavelmente foi o primeiro contato que você teve com uma bicicleta sem rodinha quando criança. São bicicletas que se vê pouco no dia a dia, já que são mais utilizadas em lugares específicos e pistas fechadas. O nome já diz muito sobre ela, a intenção é fazer com uma bike o que é feito com uma Moto Cross.
Elas são bikes pequenas. Seu quadro é bem menor que os das demais bicicletas, parecendo até um quadro infantil, mas são na verdade quadros pesados e resistentes para aguentar o tranco. Elas não têm suspensão ou marcha, e normalmente andam com rodas aro 20 polegadas, que também são pequenas em comparação as rodas normais adultas. Não são feitas para serem pedaladas por muito tempo, diferentemente da maioria das outras bikes, elas são para trajetos e espaços pequenos.
O BMX se divide em 3 subgrupos: Corrida, Manobras e Trial. Corrida ou Race
Nesse primeiro grupo, as bikes podem ser utilizadas tanto na terra quanto no asfalto, já que o quadro é praticamente o mesmo, bastando mudar o pneu para o tipo de pista que você for correr. Nesse caso as bikes são utilizadas em pistas artificiais construídas com saltos, mas com o objetivo de serem rápidas e fazer o percurso no menor tempo, por isso são mais leves que os outros dois subgrupos.

Manobras ou Livre ou Freestyle
Essas bikes são utilizadas para efetuar manobras em pistas de terra ou asfalto, por isso são mais resistentes e pesadas que as de corrida. Também costumam ter um suporte de apoio para pés e mãos que vai rosqueado em cada ponta do eixo do cubo das rodas para ajudar nas manobras.

Uma curiosidade delas é que o cabeamento do freio é todo interno pela mesa e garfo, diferentemente da maioria das bikes de estrada e MTB, permitindo assim que o guidão seja girado em mais de 360 graus para a realização de manobras sem prender o movimento e arrebentar os cabos de freio.
Trial (Tentativa),
São bikes mais estranhas em uma primeira olhada, pois elas não têm Selim (ou têm um muito baixo) e portanto também não têm canote de selim. É uma bicicleta que você não senta, pois é utilizada para transposição de obstáculos artificiais ou naturais, como pontes, bancos, árvores, carros e tudo que a sua imaginação deixar (vale procurar vídeos para olhar!).

Seu quadro parece espremido pois o tubo superior e o inferior são bem próximos para deixar a bike bem rígida, e a coroa dianteira costuma ter o mesmo tamanho do pinhão traseiro (mesmo número de dentes). Também existem algumas feitas a partir de quadros de MTB com rodas um pouco maiores de 24 polegadas.
Uma curiosidade dela é que andam com uma calibragem de pneu super baixa, menos de 30 psi (como referência speeds andam em torno de 120 psi e cross country em torno de 60 psi), pois não há muita necessidade de se pedalar continuamente e assim se tem mais aderência aos obstáculos.
Conheça também as Bicicletas de Estrada e Fora de Estrada.
Se você ainda precisa de ajuda ou ficou com alguma duvida entre em contato conosco que lhe ajudamos a definir o melhor para você: contato@pedalinicial.com.br
コメント